• Ariane Sasso e Maycon Oliveira

EFICIENTICISMO e as suculentas.


Ahhhhhhhh a primavera chegou!!!

E com ela a matéria de setembro (oficial). E esse mês será um pouco diferente:

Primeiro porque tem a colaboração de uma pessoa muito querida e porque vamos falar de uma coisa que parece modismo, mas você vai entender que na verdade já é uma tendência arrasadora, que vai mudar completamente os rumos da construção civil e também o nosso dia-a-dia em pouco tempo: o EFICIENTICISMO, cuja melhor representante neste momento são as poderosíssimas suculentas.

Umas plantinhas esquisitas, que andaram desaparecidas do mercado e que agora... agora ninguém pode com elas.

Acompanhe!

fonte: themirrorsmagicsights.tumblr.com

Primeiro vamos entender um pouco sobre as suculentas, lembrando que temos os cactos que também fazem parte do grupo.

Quem vai nos ajudar nisso é o Maycon Oliveira, técnico em paisagismo e jardinagem.

A maioria das suculentas é originária de regiões desérticas da África e América onde o clima árido e as altas temperaturas predominam. Elas desenvolveram características especiais para a adaptação nestes ambientes. Algumas têm uma espécie de “pêlo” nas folhas, outras uma camada de cera. Essas coberturas previnem a perda de água armazenada nas folhas, caules, troncos e raízes, além de servir de mecanismo de autolimpeza.

fonte: https://www.casadevalentina.com.br/projeto/moderno-e-integrado/

A luz natural é indispensável para o desenvolvimento das suculentas. O ambiente deve ser seco e ensolarado. Devem receber de 4 a 7 horas diárias de luz direta. Podem ser colocadas em interiores, mas sempre prevalecendo a melhor situação para a saúde da planta. Em interiores, o ideal é coloca-las no mínimo a 3 metros de proximidade de janelas com bastante entrada de luz solar.

Sol em demasia também mata suculentas. Algumas precisam de mais sol para pegarem uma cor mais forte, outras podem ficar queimadas se expostas ao sol pleno. O ideal é que se coloque as suculentas para tomar o sol da manhã ou do fim da tarde. Vale à pena fazer testes para verificar como a planta se comporta com maior e menor exposição. A inserção em diferentes exposições deve ser feita gradativamente.

Algumas suculentas auxiliam na limpeza de poluentes do ar, como benzeno, amoníaco, xileno, tricloroetileno, formaldeído, entre outros. Podem ser usadas tanto no exterior quanto interior. A Aloe vera (Babosa) é considerada um excelente filtro de ar. Ao absorver uma quantidade excessiva de substâncias tóxicas, suas folhas apresentam manchas marrons. Em vez de absorver, ela libera o oxigênio no ar durante a noite.

Então vamos aos fatos!

Em relação à super eficiência em água as bichinhas desenvolveram uma série de mecanismos que vão desde o tipo de raíz, adaptado ao solo, às alterações folhares para cílios/espinhos.

No que diz respeito ao design as suculentas estão em alta. Decoração, complemento do ambiente, jardins em miniatura.

fonte: https://www.instagram.com/p/BYGvrw3lEvV/?hl=pt-br&taken-by=flora_nativa

Dentro desse setor construíram um mercado particular de produtos e acessórios que ganhou vida própria em floriculturas, lojas de decoração, internet e ateliês de ceramistas. Um mercado promissor.

fonte: http://www.cumbucachic.com.br/pd-2bbbb6-mini-cumbuca-com-passarinho-reta-varias-cores.html?ct=&p=1&s=1

Mas se você preferir pode-se utilizar de um lindo buquê com suculentas no seu casamento!!!

É muita versatilidade para plantinhas que estavam fora do mercado até pouco tempo atrás!

Em saúde e bem estar, além de ajudarem na higienização do ambiente interno, para quem gosta, são uma ótima forma de revigorar os ânimos dos cuidadores... quase uma terapia.

fonte: http://maniadedecoracao.com

DICA DA ARIANE:

As suculentas são super eficientes e estão muito adequadas a idéia de eficienticismo: extremamente eficientes na utilização de recursos, limpas, fácil manutenção, pouca demanda de tempo, precisam de uma ambiente iluminado, mas com conforto, ajudam a manter a qualidade do ar... e com design muito apropriado para as sua zona bioclimática! É quase um membro GBC! (rsrsrs)

Aprenda com as suculentas!!! Quem não evoluir, dentro ou fora da construção civil, ficará para trás!

DICA DO ESPECIALISTA:

As suculentas podem ser usadas no paisagismo como forrações para formar canteiros, composições em vasos, em forma de cascata, em treliças, entre outros usos. Basta ter criatividade e bom senso. Quase todas as espécies florescem. Algumas espécies dão flores que não tem tanto valor ornamental quanto suas folhas. Em compensação, existem suculentas de vários formatos, cores e texturas. Também tem uso na gastronomia e na medicina. São plantas econômicas, que não necessitam de grande manutenção. De modo geral, precisam de pouca água e bastante sol.

Quer um jardim eficiente? Com economia de recursos, praticidade e com muito charme? Adote suculentas!

fonte: http://quintaldicasa.com.br/

Maycon Oliveira é técnico em paisagismo e jardinagem formado pelo IBDI - Instituto Brasileiro de Design de Interiores.¹

FB: @mayconopsg ou @mayconolvr

Insta: @mayconolvr

contato: mayconolvr@gmail.com

Pra você que sempre nos acompanha vai um infográfico muito didático para fazer um terrário bem legal como esse e se lembrar do arq+ sustentAÇÃO todos os dias, ok?

Quer um link super legal para você se divertir com MUITAS suculentas?

PINTEREST SUCULENTAS!!!

NÃO PERCA! ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO!

REPENSE!!!

Se até as suculentas se adaptaram, por que você não se adaptará???

REAPROVEITE!!!

As plantas são indivíduos muito eficientes e adequadamente adaptados. Observá-las e aprender com elas é um ato de extrema perspicácia!

Gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos.

Ainda tem dúvidas??? Entre em contato!!!

YT: Arianesas

FB: e53.arq

Insta: arq.ariane.e53

ariane@e53.arq.br

AbraSasso!!!

* EFICIENTICISMO - estilo construtivo e arquitetônico que terá obsessão pela eficiência e pela qualidade das construções, apoiada por certificações e selos referentes as capacidades e qualidades da construção em relação à sustentabilidade na construção civil. Definição da autora.

1. Informação fornecida por responsabilidade de Maycon Oliveira.

Bibliografia e fonte de imagens:

COM.BR, CASA. Apaixone-se pelas suculentas. Disponível em: <http://casa.abril.com.br/ambientes/apaixone-se-pelas-suculentas/>. Acesso em 17 de Julho de 2017.

COM.BR, A TRIBUNA. Conheça as 10 plantas que ajudam a melhorar a qualidade do ar em casa. Disponível em: <http://www.atribuna.com.br/noticias/detalhe/noticia/conheca-10-plantas-que-ajudam-a-melhorar-a-qualidade-do-ar-em-casa/?cHash=81ab73f4cfbc6ba7690887781fb98b00>. Acesso em 17 de Julho de 2017.

NET, JARDINEIRO (Grasiele Moreira Silva). Cuidados com Suculentas. Disponível em: <http://www.jardineiro.net/cuidados-com-suculentas.html>. Acesso em 17 de Julho de 2017.

DAS IDEIAS, JARDIM. Mitos sobre cactos e suculentas que você precisa saber. Disponível em: <http://www.jardimdasideias.com.br/1311-mitos_sobre_cactos_e_suculentas_que_voce_precisa_saber>. Acesso em 17 de Julho de 2017.

YOUTUBE (vejapontocom – Marcelo Marthe). Conheça plantas que eliminam poluentes do ar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T1BAOKVati8&list=PLajCBhJNR2qIFOlt4X1bKCy1h_IkHbvOq&index=8>. Acesso em 17 de Julho de 2017.

https://www.themirrorsmagicsights.tumblr.com, em 22 de setembro de 2017;

https://www.casadevalentina.com.br/projeto/moderno-e-integrado/ , em 22 de setembro de 2017;

http://www.cumbucachic.com.br/pd-2bbbb6-mini-cumbuca-com-passarinho-reta-varias-cores.html?ct=&p=1&s=1, em 10 de setembro de 2017;

http://quintaldicasa.com.br/wp-content/uploads/2015/12/340096_251902091555518_100002071886661_593248_2138089362_o.jpg , em 10 de setembro de 2017;

http://maniadedecoracao.com/wp-content/uploads/2017/04/mini-jardim-de-suculentas.jpg , em 10 de setembro de 2017

#eficiênciaenergética #sustentabilidade #arianesasso #consumodeenergia #eficienticismo #água #energia #consumodeágua #economiadeágua

97 visualizações0 comentário

estúdio53 arquitetura e eficiência/ Tel: 028-3542-1905 / contato@e53.arq.br / © 2019 por estúdio53

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now