top of page
  • Ariane Sasso e João Guilherme Schwartz

NBR 15.575-2. Desempenho dos sistemas de estruturas


Para a Norma de Desempenho é fundamental que o sistema estrutural das edificações habitacionais ofereçam além de estabilidade e segurança, conforto acústico e térmico, não agridam a qualidade do ar, e ofereçam segurança e resistência em caso de incêndio.

Também é importante que o sistema estrutural ofereça praticidade e mobilidade para móveis e automóveis na edificação, e ainda, que a estrutura da edificação não gere, em hipótese alguma, a sensação de desconforto em seus habitantes causando medo, pânico, insegurança ou impressão de que irá ruir.

Para que boa parte desses requisitos sejam atendidos, é importante que sejam observados os estados limite do sistema estrutural da obra, garantindo que além de não entrar em colapso (Estado Limite Ultimo – ELU) a estrutura não possua grandes deformações, produza vibrações excessivas, ou sofra com impactos pequenos (Estado Limite de Serviço – ELS).

Embora todos os requisitos anteriores sejam atendidos, a estrutura, para que alcance a vida útil projetada, deve seguir também rotinas de manutenção preventiva, e quando necessário corretiva, além de não ser utilizada de forma a denegrir sua integridade.

E aqui aparece um ponto muito importante definida pela norma de desempenho: essas atividades são de responsabilidade compartilhada, entre os construtores, incorporadores e projetistas, e os usuários, que devem estar atentos ao fornecimento do manual de operação, uso e manutenção do sistema estrutural da edificação como o de qualquer outro produto, e observar com atenção qualquer sinal de desgastes das estruturas para providenciar correções. O manual é um dos critérios da NBR 15575 – 2.

Adequação ambiental, conforto tátil e conforto antropodinâmico também são requisitos para o bom desempenho dos sistemas de estruturas.

DICA DA ARIANE:

"Aqui é preciso ter muita atenção e se manter informado.

Adequação ambiental e conforto antropodinâmico estão relacionados ao espaço e ao movimento do corpo humano naquele espaço.

É muito comum observarmos projetos estruturais que acabam criando contornos e quinas em ambientes que naturalmente já oferecem maior risco.

Ao comprar, ou produzir o produto habitação evite comprar, ou criar unidades em que lhe deixaram quinas vivas dentro de box de banheiros.

Uma queda, de qualquer pessoa, de qualquer idade, dentro de um banheiro já é perigosa. Quinas em áreas molhadas aumentam exponencialmente a chance de fatalidades."

DICA DA ESPECIALISTA:

Assegure-se de que você está contratando profissionais que conheçam e estejam seguindo a NBR 15.575.

Ter o código de defesa do consumidor por proteção não irá impedir que seja grande a dor de cabeça causada por erros de projetos, de especificação de materiais e de execução.

Evite a contratação da mão de obra individual. Na maioria das vezes esse tipo de mão de obra não está familiarizada com normatização técnica. Nem conseguirá atender possíveis demandas decorrentes do prazo de garantia, e você acabará arcando com o prejuízo.

É prudente a contratação de empresa com boa reputação no mercado local.

AbraSasso!!!

 

REPENSE!!!

O barato, muitas vezes, sai caro.

RECUSE!!!

Esteja sempre informado e recuse produtos que não oferecem qualidade.

REDUZA!!!

Reduza a chance de erros.

 

Ainda tem dúvidas??? Entre em contato!!!

YT: Arianesas

FB: e53.arq

Insta: arq.ariane.e53

ariane@e53.arq.br

 

Bibliografia e fonte de imagens:

NBR 15.575 - Partes de 1 a 4

https://www.google.com.br/search?q=norma+de+desempenho&espv=2&biw=1745&bih=828&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjelLe8rv7RAhUBf5AKHb2QDaEQ_AUIBygC

https://www.youtube.com/watch?v=xCbadkI2mVU

 

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page