top of page
  • Ariane Sasso e João Guilherme Schwartz

NBR 15.575. A norma que vai ajudar você a comprar o seu sonho com qualidade.


Talvez você nunca tenha se atentado para isso mas quando você compra, ou constrói a sua casa, o lugar onde você irá morar e chamar de lar, você não compra ou constrói apenas o seu sonho. Você também está adquirindo um produto.

Mas você sabe o que esse produto precisa oferecer em termos de qualidade?

Sabe quem é o responsável pela entrega da qualidade do produto que você está comprando?

Qual norma trata de regular, e qual órgão defende esse consumidor?

Isso é o que nós vamos discutir agora!

Diferentemente das normas prescritivas que oferecem parâmetros para o desenvolvimento dos sistemas de uma obra, a Norma de Desempenho em Edificações não trata da qualidade do serviço empregado no momento de construção de uma edificação, mas sim, do resultado que a construção habitacional concluída deve oferecer ao usuário final.

Através de estudos das exigências dos usuários, os requisitos de cada área são desenvolvidos. Eles indicam a qualidade que deve ter a edificação no conjunto de seus sistemas, mas são os critérios que regulam a qualidade.

Na norma estão indicados os valores de classificação para o desempenho, com valores entre mínimo e superior. Além disso, a norma permite mensurar o atendimento aos requisitos, descrevendo métodos pelos quais a qualidade e os parâmetros podem ser avaliados.

Sua aplicação tem por objetivo oferecer soluções técnicas e eficientes, com resultados que atendam as exigências dos usuários das edificações habitacionais, com base no que determinam as normas prescritivas.

Ela ainda contribui para a inclusão de novas tecnologias que ofereçam a qualidade mínima necessária para seu atendimento.

E quais são as exigências dos usuários do produto edificação?

Quando compramos uma residência esperamos no mínimo três coisas:

  • Habitabilidade - Capacidade de habitar;

  • Segurança - resistência de materiais e da estrutura;

  • Sustentabilidade - questões decorrentes do tempo de uso;

Em habitabilidade são verificadas questões como:

  • estanqueidade das vedações (coberturas, paredes e vãos);

  • conforto acústico;

  • conforto lumínico;

  • conforto térmico;

  • qualidade do ar.

Ou seja, são avaliados condições de conforto e salubridade do ambiente interno.

Em segurança verifica-se:

  • desempenho estrutural;

  • desempenho mecânico.

Avalia-se o desempenho das estrutura de concreto, metálica, madeira, suportes em geral, e também a resistência de itens não estruturais como rebocos, guarda-corpos, sistemas hidráulicos, prevenção e combate a incêndio quando necessário, e outros.

Em sustentabilidade verifica-se:

  • durabilidade;

  • vida útil;

  • manutenção.

Aqui avalia-se a expectativa de vida da edificação e como ela se comportará no decorrer do tempo. Lembrando que nenhuma outra norma específica trata da durabilidade e da manutenção em edifícios.

Por isso ela é uma norma importante. Ao ponto de seu não atendimento ser suficiente para que usuários finais processem construtoras e incorporadores por baixa qualidade do produto edificação.

DICA DA ARIANE:

"De acordo com o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, as NBRs devem ser seguidas para todo e qualquer produto. Assim, os projetistas (arquitetos, engenheiros, construtoras e incorporadoras) devem estar atentos aos critérios e requisitos mínimos estabelecidos na NBR 15.575 para edificações habitacionais."

DICA DA ESPECIALISTA:

Assegure-se de que você está contratando profissionais que conhecem e estejam seguindo a NBR 15.575.

Ter o código de defesa do consumidor por proteção não irá impedir que seja grande a dor de cabeça causada por erros de projetos, de especificação de materiais e de execução.

Evite a contratação da mão de obra individual. Na maioria das vezes esse tipo de mão de obra não está familiarizada com normatização técnica. Nem conseguirá atender possíveis demandas decorrentes do prazo de garantia, e você acabará arcando com o prejuízo.

É prudente a contratação de empresa com boa reputação no mercado local.

AbraSasso!!!

 

REPENSE!!!

O barato, muitas vezes, sai caro.

RECUSE!!!

Esteja sempre informado e recuse produtos que não oferecem qualidade.

REDUZA!!!

Reduza a chance de erros.

 

Ainda tem dúvidas??? Entre em contato!!!

YT: Arianesas

FB: e53.arq

Insta: arq.ariane.e53

ariane@e53.arq.br

 

Bibliografia e fonte de imagens:

NBR 15.575 - Partes de 1 a 4

https://www.google.com.br/search?q=norma+de+desempenho&espv=2&biw=1745&bih=828&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjelLe8rv7RAhUBf5AKHb2QDaEQ_AUIBygC

https://www.youtube.com/watch?v=xCbadkI2mVU

 

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page