• Ariane Sasso

BIM, cinco motivos práticos pra você mudar do CAD para BIM - Parte 1.


Desde 2009 eu me decidi por abandonar os desenhos de linhas e resolvi que iria desenhar construções.

Comprei o melhor livro disponível a época - Mastering Revit Architecture 2009 - de Krygiel, Demchak e Dzembazova, e passei as férias estudando.

Não me arrependo!!!

Hoje vou começar falar para você sobre 5 motivos práticos e você vai entender que se você não mudar logo para alguma ferramenta BIM o prejuízo é todo seu, e porque não existirá, em breve, construção sustentável sem BIM!

Será uma pequena série... vamos lá!

fonte: graphisoft

Motivo 1:

O primeiro motivo é o que arrasta a maioria dos profissionais da arquitetura para BIM: O tempo!

Nada é mais precioso que o tempo... Eu sei!! E ter tempo livre é o grande sonho do profissional de alta performance!

Mas não se engane! O melhor em BIM não é eficientizar* o tempo de quem projeta com modelagem de informações. Mas sim de quem cria, de quem produz, de quem analisa, de quem decide, de quem constrói, de quem informa, de quem compra, de quem depois da obra entregue irá viver dentro da edificação em prazo muito menor que o de construções sem as informações modeladas.

fonte: wix

Ou seja... eficientizar o tempo de toda cadeia de produção da obra! Eficientizar a própria obra! Em todos os sentidos!!!

"A Curva de MacLeamy* é um ótimo exemplo de como funciona o fluxo de trabalho em BIM em contraste com o fluxo de trabalho tradicional.

Nela temos 4 linhas, a preta representando o fluxo de trabalho tradicional, a verde o fluxo em BIM, a linha azul representa a capacidade da equipe de impactar no custo e desempenho ao longo da vida do projeto, a vermelha representa o custo das mudanças no projeto. O que observamos é que conforme o projeto avança o custo de realizar mudanças aumenta, e a habilidade da equipe de impactar nesse custo é menor."

Então agora você entende porque você tentou várias vezes mudar para BIM e achou que estava trabalhando mais que antes.

Sim, você está trabalhando mais nas fases iniciais do projeto! Quando os esforços são maiores, e as possibilidades de correção com menor perdas, danos e custos para o seu negócio também.

Veja o exemplo que eu vou apresentar:

Digamos, hipoteticamente, que você colaborou para a construção de um grande empreendimento. Alguns anos depois do início da utilização o edifício principal desse empreendimento pega fogo! E há pessoas dentro, apavoradas em várias áreas do edifício!

Alguém chama o corpo de bombeiro.

Você realmente acredita que o pessoal do corpo de bombeiros terá tempo de correr atrás do cadastro daquele edifício, encontrar a pasta do processo, ler e analisar as informações para tomar uma decisão sobre quem socorrer primeiro?

E se o seu projeto tem uma imagem com essa informação modelada e visual para ajudar os bombeiro???

fonte: www.fermatdesign.it - com acesso à página negado

Pronto!!! Você acaba de orientar a decisão da brigada de bombeiros que fará o salvamento, economizará o tempo de pesquisa sobre o edifício e ainda: VOCÊ AUMENTA AS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA DAS PESSOAS FUNÇÃO DO TEMPO DISPONÍVEL !!!

A ação passa a ser muito mais assertiva, mais precisa!

Aqui você precisa tomar uma decisão. Migrar e continuar em processo, ou ver a onda gigante das exigências por parte de programas de eficiência e certificações engolir você.

Na próxima postagem eu vou abordar mais dois motivos, ambos intimamente ligados à construção sustentável, e que estão super na moda: eficiência hídrica e energética! Aí você vai começar a entender que se estivermos mesmo partindo para o EFICIENTISMO* quanto antes você migrar menor será o prejuízo.

DICA DA ARIANE:

Aposte em qualidade de vida, no seu tempo. Mas lembre-se: Ferramentas BIM não economizarão apenas o seu tempo. Economizarão erros e dúvidas, desde que o início do processo, que é onde a arquitetura intervem, seja eficientemente acertado.

DICA DA ESPECIALISTA:

Se você continuar perdendo tempo com ferramentas que não colaboram para o gerenciamento da informação na construção civil, você pode acabar esquecido!

NÃO PERCA! ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO!

REPENSE!!!

Ser mais eficiente é obrigação da construção civil!

REDUZA!!!

Reduzir o consumo de tempo no processo de produção envolve o tempo de projetação, mas também o de execução, e de uso da contrução.

Gostou do post? Então compartilhe com os seus amigos.

Ainda tem dúvidas??? Entre em contato!!!

YT: Arianesas

FB: e53.arq

Insta: arq.ariane.e53

ariane@e53.arq.br

AbraSasso!!!

* EFICIENTICISMO - estilo construtivo e arquitetônico que terá obsessão pela eficiência e pela qualidade das construções, apoiada por certificações e selos referentes as capacidades e qualidades da construção em relação à sustentabilidade na construção civil. Definição da autora.

Bibliografia e fonte de imagens:

http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/208/vale-a-pena-migrar-224372-1.aspx

http://sustentarqui.com.br/dicas/o-que-e-o-bim/

http://sorevit.com/bim-e-o-projeto-sustentavel/

www.fermatdesign.it - com acesso à página negado - referência de imagem.

#eficiênciaenergética #sustentabilidade #estúdio53 #arianesasso #BIM #tempo #incêndio #infromação

estúdio53 arquitetura e eficiência/ Tel: 028-3542-1905 / contato@e53.arq.br / © 2019 por estúdio53

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now